A acne não é um tormento apenas na vida dos adolescentes. Os adultos podem ter esse mesmo problema de pele. A busca pela causa pode ser como procurar uma agulha no palheiro. Este vídeo está aqui para ajudar: o local onde a acne aparece no seu corpo pode revelar a verdadeira fonte do problema.

1. Bumbum

Se você está tendo espinhas no bumbum, pode ser que sua roupa íntima esteja muito apertada. Outra causa pode ser a sua higiene pessoal: tome banho regularmente e lave a área do seu ânus e genitália com sabonete!

2. Queixo e pescoço

Um bom número de pessoas tem que lidar com acne nessas regiões, o que pode estar relacionado ao consumo excessivo de queijo, iogurte ou outros derivados do leite. Tente evitá-los por um tempo se o problema piorar.

Às vezes, pode ser também que as suas glândulas adrenais estejam produzindo cortisol em excesso. Isso pode ocorrer quando você está sob muito estresse. Se você conseguir lidar com a fonte do estresse, ou talvez tentar algumas técnicas para reduzi-lo, como focar no momento presente (mindfulness), meditação ou simplesmente praticar mais exercício, os seus hormônios vão ter uma chance de se reequilibrarem e a acne deve melhorar.

3. Ombros e costas

Espinhas na parte superior das costas e nos ombros podem indicar problemas gastrointestinais. Tente beber mais água, comer menos alimentos processados (menos farinha, sal e açúcar refinados) e, ao invés disso, comer mais vegetais, frutas e proteínas e, especialmente, gordura boa (contida em peixes gordos como atum e salmão, oleaginosas, ácidos graxos, ômega 3, etc.).

Também pode valer a pena reduzir o consumo de álcool e café por um tempo, para ajudar o seu corpo a digerir melhor as vitaminas e minerais. Se o problema continuar, fale com o seu médico.

4. Peito

Acne no peito pode indicar desequilíbrio hormonal, particularmente a produção excessiva de hormônios masculinos. Para as mulheres, a reposição hormonal pode ajudar. De qualquer maneira, não é uma má ideia checar com o seu médico (ginecologista, endocrinologista ou especialista em saúde reprodutiva).

5. Cotovelos

Você está com espinhas no cotovelo? Isso pode ser sinal de reação alérgica ou infecção por fungo. Comece a eliminar, um de cada vez, alimentos como trigo, leite, ovos da sua dieta e veja se há melhora.

Se a acne coçar, vá ao dermatologista. Às vezes, tudo o que você precisa é de uma pomada.

6. Abdômen

Se você tem acne na barriga, atenção: isso pode ser sinal de que você está comendo muito açúcar, e pode indicar até que o seu nível de glicose esteja desequilibrado. Não exagere, isso pode levar à diabetes. Corte o açúcar por algumas semanas. Se as espinhas não desaparecerem, vá ao médico.

7. Pernas

Às vezes, a acne realmente pode aparecer nas pernas. Isso normalmente é sinal de deficiência de vitamina ou é uma reação alérgica a algum produto.

Como você pode ver, existem muitas causas para o surgimento de acne. Se os caroços forem grandes, dolorosos, ou se não sumirem sozinhos (ou depois de você seguir estas recomendações), então não deixe de marcar uma consulta com o seu dermatologista.

De qualquer maneira, é sempre bom para nossa pele nos alimentarmos bem – menos fast food, mais comida caseira; menos comida processada, mais alimentos frescos; menos suco de caixinha e refrigerante, mais água e chá, etc. – além da prática de exercício e boas horas de sono.

Fonte: cuide-se.net